“Uso de interface cérebro-máquina para controle automático de estímulos elétricos em pessoas com lesão medular durante a postura ereta e retorno sensorial: Estudo aplicado em neurotecnologia ”
Aprovação do CEP-UEL:
CAAE: 86104725.8.0000.5231
Parecer da aprovação: 7.425.414
Situação: ativo
Aplicação da interface cérebro-máquina (BCI) em um indivíduo com lesão medular completa, paraplégico. Foi dado o comando para o participante levantar, a BCI detectou e permitiu a ativação da eletroestimulação funcional (FES).
Agosto de 2025.
#pracegover: No vídeo, o usuário da interface cérebro-computador (BCI) veste shorts pretos, camiseta cinza e boné preto. Ele está sentado em uma cadeira de rodas preta, usando meias brancas e sandálias pretas fixadas a uma balança posicionada sobre uma base de madeira branca.
O participante encontra-se entre duas barras paralelas. Em seu punho esquerdo, há um dispositivo preto que monitora os batimentos cardíacos e a sudorese da mão. Em determinado momento, ele se levanta da cadeira, apoia-se nas barras paralelas e mantém-se em pé, com as pernas totalmente estendidas. Durante o vídeo, consegue permanecer apoiado apenas com uma das mãos, primeiro com a direita, depois alternando para a esquerda.
Também é exibido um tablet mostrando o nível de estimulação elétrica aplicado à perna que o sustenta, indicado como 132 µs.
Aplicação da interface cérebro-máquina (BCI) em um indivíduo com lesão medular completa, paraplégico. Foi dado o comando para o participante levantar, a BCI detectou e permitiu a ativação da eletroestimulação funcional (FES). Ao deslocar-se, a tecnologia HF composta por atuadores vibracionais, posicionados em regiões específicas (tronco) do BCIusuário, informam o deslocamento por meio de vibrações pontuais.
Junho de 2025.
Aplicação da interface cérebro-máquina (BCI) em um indivíduo com lesão medular completa, paraplégico. Foi dado o comando para o participante levantar, a BCI detectou e permitiu a ativação da eletroestimulação funcional (FES) e com a primeira descaga de peso.
Julho de 2025.