Aplicação da interface cérebro-máquina (BCI) em um indivíduo com lesão medular completa, paraplégico. Foi dado o comando para o participante levantar, a BCI detectou e permitiu a ativação da eletroestimulação funcional (FES).
Agosto de 2025.
ParaTodosVerem: No vídeo, o usuário da interface cérebro-computador (BCI) veste shorts pretos, camiseta cinza e boné preto. Ele está sentado em uma cadeira de rodas preta, usando meias brancas e sandálias pretas fixadas a uma balança posicionada sobre uma base de madeira branca.
O participante encontra-se entre duas barras paralelas. Em seu punho esquerdo, há um dispositivo preto que monitora os batimentos cardíacos e a sudorese da mão. Em determinado momento, ele se levanta da cadeira, apoia-se nas barras paralelas e mantém-se em pé, com as pernas totalmente estendidas. Durante o vídeo, consegue permanecer apoiado apenas com uma das mãos, primeiro com a direita, depois alternando para a esquerda.
Também é exibido um tablet mostrando o nível de estimulação elétrica aplicado à perna que o sustenta, indicado como 132 µs.
Aplicação da interface cérebro-máquina (BCI) em um indivíduo com lesão medular completa, paraplégico. Foi dado o comando para o participante levantar, a BCI detectou e permitiu a ativação da eletroestimulação funcional (FES) e com a primeira descaga de peso.
Ao longo da aplicação de FES, houve o controle em malha fechada da descarga de peso sobre a intesidade da FES, resultando em detecção de fadiga e desligamento automático de todo o sistema.
Julho de 2024
ParaTodosVerem: Neste vídeo, um homem está sentado em sua cadeira de rodas. Ele usa camiseta amarela, shorts preto e uma touca azul de eletroencefalograma. Ele está posicionado entre duas barras paralelas. Quando recebe o comando, ele se levanta apoiando-se nas barras e fica em pé. Depois de estabilizar a postura, consegue manter-se apoiado apenas com uma das mãos enquanto faz um gesto de “jóia”. Em seguida, tenta ficar sobre apoio de usar nenhuma das mãos nas barras. Ele vai trocando de mão em mão o apoio até que senta de volta na cadeira ao final do vídeo.
Aplicação da interface músculo-máquina em um indivíduo com lesão medular incompleta (nível neurológico T4 - AIS D). Ao iniciar o movimento de extensão de joelho, o sinal mioelétrico detecta a contração mínima de quadríceps femoral, que ativa a eletroestimulação funcional.
Abril de 2022.
ParaTodosVerem: Neste vídeo, uma mulher sentada em um cadeira usa shorts azul e camiseta preta. Na coxa direita, ela tem um aparelho de estimulação preto preso com uma faixa elástica da mesma cor. Cerca de três dedos acima da patela, há um eletrodo adesivo branco. Sempre que recebe o comando para chutar, sua perna direita se estende completamente.
Aplicação da interface cérebro-máquina em um indivíduo com lesão medular completa (nível neurológico T3 - AIS A). A intenção de movimento é detectada pelo sinal neuroelétrico (eletroencefalografia), que por sua vez, aciona a eletroestimulação funcional, resultando na contração de quadríceps femoral.
Setembro de 2021.
ParaTodosVerem: Nesse vídeo, um homem está sentado em uma cadeira. Ele usa um shorts azul e uma regata de basquete preta com detalhes vermelhos, escrita “Bulls” e o número 23. Na perna esquerda, cerca de três dedos acima da patela, há um eletrodo adesivo branco. À sua frente, há um computador com a tela voltada para a câmera. Na tela aparecem duas colunas de barras verdes, uma à esquerda e outra à direita. Primeiro, a barra da esquerda está totalmente elevada. Depois, a barra da direita sobe enquanto a da esquerda desce. Nesse momento, a perna esquerda do homem se estende completamente, acionada pela estimulação elétrica enviada pelo eletrodo.
Teste da aplicação do Retorno Háptico em um indivíduo com lesão medular completa (paraplégico). Os atuadores vibracionais estão posicionados em regiões específicas (tronco) do BCIusuário e ele deve indicar quais regiões estão sendo acionados na balança pelo colaborador.
Julho de 2024
ParaTodosVerem: Neste vídeo, um homem usando shorts cinza e camiseta verde e amarela está em pé sobre uma balança, entre duas barras paralelas. Atrás dele, de costas para o homem, há outro homem sentado em uma cadeira de rodas, vestindo camiseta cinza e shorts preto. O homem em pé se inclina para a frente, para trás, para a direita e para a esquerda. Em todas essas posições, o homem na cadeira de rodas consegue identificar corretamente para qual direção ele está se inclinando.
Aplicação da interface cérebro-máquina em um indivíduo com lesão medular completa, paraplégico. Foi dado o comando para o participante chutar a bexiga de aniversário. Então assim que a bexiga foi solta inesperadamente, o participante imaginou o movimento de extensão de joelho (eletroencefalografia), ativando a eletroestimulação funcional, e resultando no chute.
Junho de 2022.
ParaTodosVerem: Neste vídeo, uma pessoa está sentada em uma cadeira. Ao lado, uma mulher usando calça preta e jaqueta jeans segura uma bexiga rosa. Ela solta a bexiga, e a pessoa sentada consegue chutá-la ao estender completamente a perna direita.
Participante com lesão medular completa utilizando a interface cérebro-maquina. Ao ser detectada a intenção de movimento (sinal neuroelétrico), é acionada a eletroestimulação funcional, resultando na extensão de joelho direito, sendo que a força é controlada pela célula de carga. Ao iniciar a fadiga muscular (avaliada pela mecanomiografia), a eletroestimulação funcional é desativada.
Dezembro de 2019.
ParaTodosVerem: Um homem está sentado em uma cadeira, usando uma touca de EEG, camiseta e shorts todos azuis. À sua direita, há um computador e uma caixa cinza da qual saem vários fios. Na perna direita, ele utiliza um eletrodo autoadesivo branco posicionado cerca de três dedos acima da patela, além de uma espécie de caneleira presa com um cinto na região da canela, um pouco acima do pé. Em determinado momento do vídeo, a perna direita se estende levemente quando surge a palavra “ativado” na tela; quando aparece “fadiga”, ela retorna à posição inicial após aproximadamente dez segundos.
Aplicação da interface cérebro-máquina em um indivíduo com diagnóstico de AVC. A intenção de movimento é detectada pelo sinal neuroelétrico (eletroencefalografia), e concomitantemente é dado o feedback visual, acendendo o led verde no aparelho de eletroestimulação funcional, que por sua vez, é ativado.
Julho de 2019.
ParaTodosVerem: Um homem de meia-idade está sentado, usando uma touca de EEG da qual saem seis fios conectados a um pequeno equipamento em forma de caixa poligonal (BCI). Ele veste uma camiseta listrada branca e azul. Não é possível visualizar os datalhes da sua mão se movendo.
Aplicação da interface cérebro-máquina em um indivíduo com diagnóstico de AVC, com consequente hemiplegia à esquerda. A intenção de movimento é detectada pelo sinal neuroelétrico (eletroencefalografia), que aciona a eletroestimulação funcional, resultando na extensão de punho esquerdo.
Agosto de 2019.
ParaTodosVerem: Uma pessoa está sentada em sua cadeira de rodas, vestindo uma camiseta de manga comprida cinza com listras pretas. No antebraço esquerdo, há dois eletrodos autoadesivos brancos, retangulares, de estimulação elétrica funcional, cada um conectado por um fio. Preso à gola da camisa, está um pequeno dispositivo cinza em formato poligonal (BCI). Quando solicitado a imaginar o movimento, a mão esquerda realiza uma extensão completa do punho, durando cerca de 3 segundos, retornando à posição inicial (relaxada). Em seguida, repete novamente a extensão completa seguida do relaxamento.
Representação do efeito da redução gradativa do número de canais durante a atividade de imagética motora.
Coletas entre os anos de 2017 e 2018.
Apresentação da defesa de mestrado "Desenvolvimento de um framework Pyton orientado à contribuição para análise e processamento de biossinais: exemplo de aplicação para encefalogramas"
Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica e Informática Industrial (CPGEI-CT).
Apresentador: Arthur Hauer
2024
Apresentação final do projeto de iniciação científica do aluno Henrique Ferreira da Silva, realizada no Encontro Anual de Iniciação Científica da UEL, pelo programa PIBIS/Fundação Araucária.
Novembro 2025.
Apresentação de trabalho de conclusão de curso de fisioterapia da Universidade Estadual de Londrina. O objetivo deste estudo foi investigar a viabilidade, à nível laboratorial, da aplicação da interface músculo-máquina em um indivíduo com lesão medular incompleta.
Maio de 2022
Apresentação de trabalho de conclusão de residência em fisioterapia neurofuncional (adulto) da Universidade Estadual de Londrina. O objetivo deste estudo foi investigar a viabilidade, à nível laboratorial, da aplicação da interface cérebro-máquina associado ao campo magnético estático em um indivíduo com lesão medular completa.
Fevereiro de 2022
Apresentação do trabalho CURVA DE APRENDIZAGEM DE PESSOAS COM LESÃO MEDULAR COMPLETA UTILIZANDO A INTERFACE NESs -FESs NA POSIÇÃO SENTADA: ESTUDO PILOTO no Encontro Anual de Iniciação Científica da UEL. Londrina-PR.
2022
BRONIERA, P. J.; NUNES, W. R. B. M.; KRUEGER, E.; GAINO, R.; COVACIC, M. R.; TEIXEIRA, M. C. M.; CARVALHO, A. A.
2017
A proposta foi analisar sinais de EEG no domínio do tempo para classificar movimentos e imaginação de movimento dos membros inferiores de um indivíduo.
R. B. M. NUNES, W. ; C. BARBOSA, A.; M. DE OLIVEIRA, H.; F. MARIA, N.; BRONIERA JR, P.; E. LAZZARETTI, A.; Krueger, E. ; A. CARVALHO, A.
2017
O objetivo foi comparar Laplaciano e CSP, com LDA, na imagética motora de membros superiores em EEG de cinco voluntários.
JUNIOR, P. BRONIERA; NUNES, W. R. B. M.; LAZZARETTI, A. E.; NOHAMA, P.; CARVALHO, A. A.; Krueger, E.; TEIXEIRA, M. C. M.
2019
O trabalho propõe classificar imagens motoras para uma interface cérebro-máquina com estimulação elétrica no quadríceps de cinco voluntários.
BRONIERA JUNIOR, PAULO; CAMPOS, DANIEL PRADO; LAZZARETTI, ANDRÉ EUGENIO; NOHAMA, PERCY; CARVALHO, APARECIDO AUGUSTO; KRUEGER, EDDY; MINHOTO TEIXEIRA, MARCELO CARVALHO
2021
O trabalho propôs um sistema em malha fechada para controlar força e detectar fadiga em tempo real em pessoas com paralisia de membros inferiores.
BRONEIRA JUNIOR, P.; CAMPOS, D. P.; LAZZARETTI, A. E.; NOHAMA, P.; KRUEGER, E.; CARVALHO, APARECIDO AUGUSTO; MINHOTO TEIXEIRA, MARCELO CARVALHO.
2022
O trabalho propôs avaliar o impacto de reduzir gradualmente os canais de EEG na imagética motora para uso em interface cérebro-máquina.
Fiorin, F.A.; Sartori, L.G.; Méndez, M.V.G.; Ferreira, C.H.; França, M.B.d.M.; Krueger, E.
2023
Larissa Gomes Sartori, Roger Burgo de Souza, Daniel Prado Campos, Paulo Broniera Júnior, José Jair Alves Mendes Junior, Eddy Krueger.
2024
V.H. Rodrigues, H.F. da Silva, H.V.P. Martins, E. Krueger and M.B.M. França.
2024
2025
Fiorin, F.A.; Martins; H. V. P; Ferreira, C. H.; Moreira, M.; Campos, D. P.; Krueger, E.
O estudo analisou três pessoas com lesão medular e mostrou que, apesar da motivação alta, não houve relação entre motivação e desempenho do BCIFES.VIABILIDADE DA INTERFACE MESs-FESs EM SEDESTAÇÃO NA LESÃO MEDULAR INCOMPLETA: ESTUDO DE CASO.
RIBEIRO, D. B.; SOUZA, R. B.; KRUEGER, E.
2022
R. R. Garcia Junior, Krueger, E.
2024
Silva, H. F, Martins, H. V. P, Krueger, E.
2025
Projeto 6
“Uso de interface cérebro-máquina para controle automático de estímulos elétricos em pessoas com lesão medular durante a postura ereta e retorno sensorial: Estudo aplicado em neurotecnologia”
Aprovação do CEP-UEL:
CAAE: 86104725.8.0000.5231
Parecer da aprovação: 7.425.414
Situação: ativo
Projeto 4
“Efetividade da interface eletroencefalográfica/eletromiográfica-estimulação elétrica funcional e campo magnético estático em paraplégicos”
Aprovação do CEP-UEL:
CAAE: 31523020.4.0000.5231
Parecer da aprovação: 4.060.700
Situação: inativo
Projeto 1
“Uma Metodologia para Interface Cérebro-Máquina no Controle de Prótese Neural para Pessoas com Lesão Medular”
Aprovação do CEP-UEL:
CAAE: 61824816.7.0000.5231
Parecer da aprovação: 1.859.953
Situação: inativo
Projeto 02
“Efetividade da Interface Cérebro-Máquina Associado à Eletroestimulação Funcional em Pacientes com Sequelas pós AVE”
Aprovação do CEP-UEL:
CAAE: 94652618.5.1001.5231
Parecer da aprovação: 3.004.069
Situação: inativo