Proj_04
“Efetividade da interface eletroencefalográfica/eletromiográfica-estimulação elétrica funcional e campo magnético estático em paraplégicos”
Aprovação do CEP-UEL:
CAAE: 31523020.4.0000.5231
Parecer da aprovação: 4.060.700
Situação: ativo
Publicações
Artigo publicado na revista "Prosthesis" em 2024. O estudo piloto apresenta o aumento da atividade do músculo quiadríceps com o uso da interface não invasiva sistema nervoso periférico - estimulação elétrica funcinoal em pessoa com lesão medular incompleta. Houve melhora motora residual, indicando a viabilidade e praticidade do uso da interface em conjunto com a reabilitação física.
Artigo publicado na revista "Global Translational Medicine" em 2024. O estudo piloto apresenta a inefitividade do uso de campo magnético estático (imã permanente) com a interface cérebro-máquina em pessoa paraplégica. Não houve qualquer melhora motora residual.
Artigo publicado na revista "Eng" em 2023. O estudo piloto apresenta a curva de aprendizado de dois participantes (cadeirantes) com o uso da interface cérebro-máquina.
Desenvolvimento de um sistema de retorno háptico para controle postural de pessoas com lesão medular: Integração com interface cérebro-máquina. V.H.Rodrigues , H.F. da Silva , H.V.P. Martins , E. Krueger2 and M.B.M. França
(Resumo) RIBEIRO, D. B. ; SOUZA, R. B. ; KRUEGER, E. . VIABILIDADE DA INTERFACE MESs-FESs EM SEDESTAÇÃO NA LESÃO MEDULAR INCOMPLETA: ESTUDO DE CASO. In: ENCONTRO ANUAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA UEL, 2022, Londrina. ANAIS DO ENCONTRO ANUAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA UEL, 2022.
(Resumo) FIORIN, F. A. ; KRUEGER, E. . CURVA DE APRENDIZAGEM DE PESSOAS COM LESÃO MEDULAR COMPLETA UTILIZANDO A INTERFACE NESs -FESs NA POSIÇÃO SENTADA: ESTUDO PILOTO. In: ENCONTRO ANUAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA UEL, 2022, Londrina. ANAIS DO ENCONTRO ANUAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA UEL, 2022.
(Resumo) V. H. Rodrigues , H. F. da Silva, H. V. P. Martins, E. Krueger and M. B. M. França . Desenvolvimento de um sistema de retorno háptico para controle postural de pessoas com lesão medular: Integração com interface cérebro-máquina. In: Congresso Brasileiro de Engenharia Biomédica, 2024
(Resumo) H. F. da Silva, Krueger, E. RETORNO HÁPTICO E INTERFACE CÉREBRO-MÁQUINA DURANTE O ORTOSTATISMO: MECANOCEPÇÃO ARTIFICIAL EM UMA PESSOA COM LESÃO MEDULAR COMPLETA. In: Encontro Anual de Iniciação Científica da UEL, 2024, Londrina. ANAIS DO ENCONTRO ANUAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA UEL, 2024.
Vídeos curtos
Aplicação da interface cérebro-máquina em um indivíduo com lesão medular completa (nível neurológico T3 - AIS A). A intenção de movimento é detectada pelo sinal neuroelétrico (eletroencefalografia), que por sua vez, aciona a eletroestimulação funcional, resultando na contração de quadríceps femoral.
Setembro de 2021.
Aplicação da interface músculo-máquina em um indivíduo com lesão medular incompleta (nível neurológico T4 - AIS D). Ao iniciar o movimento de extensão de joelho, o sinal mioelétrico detecta a contração mínima de quadríceps femoral, que ativa a eletroestimulação funcional.
Abril de 2022.
Aplicação da interface cérebro-máquina em um indivíduo com lesão medular completa, paraplégico. Foi dado o comando para o participante chutar a bexiga de aniversário. Então assim que a bexiga foi solta inesperadamente, o participante imaginou o movimento de extensão de joelho (eletroencefalografia), ativando a eletroestimulação funcional, e resultando no chute.
Junho de 2022.
Aplicação da interface cérebro-máquina (BCI) em um indivíduo com lesão medular completa, paraplégico. Foi dado o comando para o participante levantar, a BCI detectou e permitiu a ativação da eletroestimulação funcional (FES) e com a primeira descaga de peso.
Ao longo da aplicação de FES, houve o controle em malha fechada da descarga de peso sobre a intesidade da FES, resultando em detecção de fadiga e desligamento automático de todo o sistema.
Julho de 2024.
Teste da aplicação do Retorno Háptico em um indivíduo com lesão medular completa (paraplégico). Os atuadores vibracionais estão posicionados em regiões específicas (tronco) do BCIusuário e ele deve indicar quais regiões estão sendo acionados na balança pelo colaborador.
Julho de 2024.
Apresentações
Apresentação de trabalho de conclusão de residência em fisioterapia neurofuncional (adulto) da Universidade Estadual de Londrina. O objetivo deste estudo foi investigar a viabilidade, à nível laboratorial, da aplicação da interface cérebro-máquina associado ao campo magnético estático em um indivíduo com lesão medular completa.
Fevereiro de 2022.
Apresentação de trabalho de conclusão de curso de fisioterapia da Universidade Estadual de Londrina. O objetivo deste estudo foi investigar a viabilidade, à nível laboratorial, da aplicação da interface músculo-máquina em um indivíduo com lesão medular incompleta.
Maio de 2022.
Apresentação do trabalho CURVA DE APRENDIZAGEM DE PESSOAS COM LESÃO MEDULAR COMPLETA UTILIZANDO A INTERFACE NESs -FESs NA POSIÇÃO SENTADA: ESTUDO PILOTO no Encontro Anual de Iniciação Científica da UEL. Londrina-PR.
2022