Proj_04

Efetividade da interface eletroencefalográfica/eletromiográfica-estimulação elétrica funcional e campo magnético estático em paraplégicos


Aprovação do CEP-UEL:

CAAE: 31523020.4.0000.5231

Parecer da aprovação: 4.060.700


Situação: ativo

Publicações

Artigo publicado na revista "Prosthesis" em 2024. O estudo piloto apresenta o aumento da atividade do músculo quiadríceps com o uso da interface não invasiva sistema nervoso periférico - estimulação elétrica funcinoal em pessoa com lesão medular incompleta. Houve melhora motora residual, indicando a viabilidade e praticidade do uso da interface em conjunto com a reabilitação física.

Artigo publicado na revista "Global Translational Medicine" em 2024. O estudo piloto apresenta a inefitividade do uso de campo magnético estático (imã permanente) com a interface cérebro-máquina em pessoa paraplégica. Não houve qualquer melhora motora residual.

Artigo publicado na revista "Eng" em 2023. O estudo piloto apresenta a curva de aprendizado de dois participantes (cadeirantes) com o uso da interface cérebro-máquina.

(Resumo) RIBEIRO, D. B. ; SOUZA, R. B. ; KRUEGER, E. . VIABILIDADE DA INTERFACE MESs-FESs EM SEDESTAÇÃO NA LESÃO MEDULAR INCOMPLETA: ESTUDO DE CASO. In: ENCONTRO ANUAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA UEL, 2022, Londrina. ANAIS DO ENCONTRO ANUAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA UEL, 2022. 

2022_EAIC_Denise.pdf

(Resumo) FIORIN, F. A. ; KRUEGER, E. . CURVA DE APRENDIZAGEM DE PESSOAS COM LESÃO MEDULAR COMPLETA UTILIZANDO A INTERFACE NESs -FESs NA POSIÇÃO SENTADA: ESTUDO PILOTO. In: ENCONTRO ANUAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA UEL, 2022, Londrina. ANAIS DO ENCONTRO ANUAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA UEL, 2022.

2022_EAIC_Felipe.pdf

Vídeos curtos

Aplicação da interface cérebro-máquina em um indivíduo com lesão medular completa (nível neurológico T3 - AIS A).  A intenção de movimento é detectada pelo sinal neuroelétrico (eletroencefalografia), que por sua vez, aciona a eletroestimulação funcional, resultando na contração de quadríceps femoral.

Setembro de 2021.

2021_Proj_04_P7_MES-FES_Extensão de joelho D_ Intervenção 2

Aplicação da interface músculo-máquina em um indivíduo com lesão medular incompleta (nível neurológico T4 - AIS D). Ao iniciar o movimento de extensão de joelho, o sinal mioelétrico detecta a contração mínima de quadríceps femoral, que ativa a eletroestimulação funcional.

Abril de 2022.


2022_Proj_04_P14_Int_11_bexiga_aniversário.mp4

Aplicação da interface cérebro-máquina em um indivíduo com lesão medular completa, paraplégico. Foi dado o comando para o participante chutar a bexiga de aniversário. Então assim que a bexiga foi solta inesperadamente, o participante imaginou o movimento de extensão de joelho (eletroencefalografia), ativando a eletroestimulação funcional, e resultando no chute.

Junho de 2022.


Apresentações

Proj_04_2022_Larissa_Sartori_UEL_TCR_Fisioterapia_Neuro-Funcional.mp4

Apresentação de trabalho de conclusão de residência em fisioterapia neurofuncional (adulto) da Universidade Estadual de Londrina. O objetivo deste estudo foi investigar a viabilidade, à nível laboratorial, da aplicação da interface cérebro-máquina associado ao campo magnético estático em um indivíduo com lesão medular completa.

Fevereiro de 2022.

Proj_04_2022_Denise_Bolonhezi_UEL_TCC_Fisioterapia.mp4

Apresentação de trabalho de conclusão de curso de fisioterapia da Universidade Estadual de Londrina. O objetivo deste estudo foi investigar a viabilidade, à nível laboratorial, da aplicação da interface músculo-máquina em um indivíduo com lesão medular incompleta.

Maio de 2022.

2022_Proj_4_EAIC-UEL_Felipe.mp4

Apresentação do trabalho CURVA DE APRENDIZAGEM DE PESSOAS COM LESÃO MEDULAR COMPLETA UTILIZANDO A INTERFACE NESs -FESs NA POSIÇÃO SENTADA: ESTUDO PILOTO no Encontro Anual de Iniciação Científica da UEL. Londrina-PR. 

2022