Proj_01
“Uma Metodologia para Interface Cérebro-Máquina no Controle de Prótese Neural para Pessoas com Lesão Medular”
Aprovação do CEP-UEL:
CAAE: 61824816.7.0000.5231
Parecer da aprovação: 1.859.953
Situação: inativo
Publicações
Artigo publicado nos anais do "V Congresso Brasileiro de Eletromiografia e Cinesiologia e X Simpósio de Engenharia Biomédica" em 2017.
A proposta deste trabalho foi analisar os registros de eletroencefalografia no domínio do tempo para classificar padrões de movimento e imaginação de movimento de membros inferiores de um indivíduo.
Artigo publicado nos anais do "V Congresso Brasileiro de Eletromiografia e Cinesiologia e X Simpósio de Engenharia Biomédica" em 2017.
O objetivo deste trabalho foi comparar filtros espaciais laplaciano e CSP (Common Spatial Pattern) - com classificador LDA (Linear Discriminant Analysis) durante imagética motora de membros superiores registrados pela eletroencefalografia em cinco participantes saudáveis.
Artigo publicado nos anais do "9th International IEEE/EMBS Conference on Neural Engineering" em 2019.
Este trabalho propõe a classificação de sinais de imagens motoras para interfaces cérebro-máquina com estimulação elétrica funcional no músculo quadríceps de cinco voluntários saudáveis.
Artigo publicado na revista Biomedical Signal Processing and Control, em 2021.
Este trabalho propôs um sistema em malha fechada para controle da força isométrica com um algoritmo de detecção e desligamento de fadiga em tempo real, para indivíduos com membros inferiores paralisados.
Artigo publicado na revista Research on Biomedical Engineering, em 2022.
Este trabalho propôs avaliar o efeito da redução gradativa do número de canais de EEG durante a atividade de imagética motora para o uso da interface cérebro-máquina.
Vídeos curtos
Participante com lesão medular completa utilizando a interface cérebro-maquina. Ao ser detectada a intenção de movimento (sinal neuroelétrico), é acionada a eletroestimulação funcional, resultando na extensão de joelho direito, sendo que a força é controlada pela célula de carga. Ao iniciar a fadiga muscular (avaliada pela mecanomiografia), a eletroestimulação funcional é desativada.
Dezembro de 2019.
Representação do efeito da redução gradativa do número de canais durante a atividade de imagética motora.
Coletas entre os anos de 2017 e 2018.